LPR é uma tecnologia que permite identificar e armazenar informações de placas de veículos, motos e carros, que transitam por uma via.
Dois criminosos em cima de uma motocicleta rondam ruas e avenidas em busca da vítima ideal, geralmente desatentas, sozinhas e com celular à mostra.
Ao localizarem o alvo, partem para a ação: enquanto o criminoso que está na parte de trás porta uma arma e realiza o assalto, o piloto fica “responsável” pela abordagem e fuga rápidas.
Assim, em poucos minutos, levam bens de valor, mas, além disso, deixam para trás vítimas traumatizadas e no prejuízo.
Soa familiar? Pois, infelizmente, é!
Cenários como esse descrito já se tornaram frequentes e se transformaram em terror por grande parte dos brasileiros.
Isso porque, a maioria dos assaltos, principalmente os roubos de celulares, acontecem dessa forma, utilizando motos.
Em alguns casos, os criminosos são ainda mais ousados, utilizando carros para tentar invadir empreendimentos e burlar os sistemas de controle de acesso.
É por isso que, cada vez mais, a tecnologia de Reconhecimento de Placa de Veículo (LPR) nas câmeras de segurança surge como forte aliada para identificar informações de veículos suspeitos e prevenir ações criminosas.
E, apesar de parecer distante, o sistema de LPR já está entre nós, inclusive nas soluções de Segurança Colaborativa.
Quer entender como funciona? Continue a leitura.
O que é a tecnologia LPR?
LPR é a sigla em inglês para “License Plate Recognition”, que traduzido para o português tem como significado “Reconhecimento de Placa Veicular”.
Como o próprio nome pressupõe, essa tecnologia é uma forma de identificar rapidamente informações das placas de veículos.
Assim, em tempo real ou via gravações de imagens na nuvem, é possível extrair informações da origem da moto ou carro, e até mesmo do próprio condutor em alguns casos.
Como funciona o Reconhecimento de Placas Veiculares?
A tecnologia LPR (Leitura de Placas de Veículos) identifica automaticamente as placas de veículos por meio de câmeras inteligentes e softwares avançados, permitindo a verificação instantânea em bases de dados.
Ela utiliza da metodologia OCR – (Optical Character Recognition), que transforma caracteres em textos legíveis e acessíveis para softwares de armazenamento de dados.
Na Segurança Colaborativa, essa tecnologia ajuda a monitorar o tráfego em áreas compartilhadas, identificar veículos suspeitos nas ruas e enviar alertas em tempo real à central de providências 24h.
Onde a tecnologia LPR pode ser aplicada?
Em vias públicas, com câmeras LPR que ficam no recuo de entrada dos empreendimentos.
Na entrada ou saída de estacionamentos de locais privados, como empresas, comércios, escolas, etc. para identificar e registrar placas de veículos visitantes.
Controle de acesso de condomínios, para autorizar imediatamente a entrada de veículos de moradores ou visitantes/prestadores de serviço previamente autorizados.
Benefícios do sistema de Reconhecimento de Placa de Veículo
Identifica movimentações suspeitas
O sistema de Reconhecimento de Placas de Veículos auxilia no monitoramento do tráfego de motos e carros, identificando movimentações suspeitas ao cruzar dados das placas com bancos de dados policiais, como os mantidos por forças de segurança, como a Polícia Militar, Polícia Civil, ou órgãos de trânsito de veículos irregulares.
Permite ou proíbe acesso a empreendimentos
Com o LPR, os empreendimentos podem automatizar o controle de acesso, permitindo ou bloqueando a entrada de veículos, com base nos dados que constam no banco.
Cria um banco de dados personalizado
Por coletar constantemente informações sobre as placas de veículos que frequentam o local, cria-se um banco de dados rico e personalizado para cada empreendimento.
Assim, a proteção do local se torna mais eficiente, identificando rapidamente veículos regulares (colaboradores), visitantes frequentes (prestadores de serviços e clientes) e movimentações suspeitas no entorno.
Mais informações para investigações
O LPR coleta dados que podem ser compartilhados com as autoridades, como histórico de placas, horários e padrões de movimentação, auxiliando investigações em casos de assaltos, por exemplo, permitindo respostas mais precisas.
Portanto, a tecnologia LPR que se encontra em câmeras inteligentes são fundamentais não só para a proteção de ambientes internos, mas para a segurança nas ruas de quem quer caminhar sem medo.
A tecnologia chegou para nos ajudar, por isso, a Segurança Colaborativa utiliza de métodos como esse para tornar o seu bairro mais seguro.
Conheça o Projeto Faria Lima e veja uma proteção inteligente sendo aplicada na prática: