Um condomínio inteligente é um conceito que envolve a tecnologia em prol do conforto e da segurança dos moradores e funcionários do empreendimento.
Sem a tecnologia, você provavelmente ficaria perdido em muitas questões e sua rotina se tornaria um verdadeiro caos. Isso porque ela já faz parte da nossa sociedade, sendo uma ferramenta muito importante e que agrega em mais facilidade e conforto para o nosso dia a dia. Seja para pedir um carro por aplicativo, para otimizar nosso tempo no trabalho e, principalmente, para nos oferecer mais segurança, não há mais como viver sem a presença das tecnologias em nossas vidas.
Um conceito que entendeu isso, e muito bem, foi o do condomínio inteligente. Uma tendência que visa melhorar a gestão do prédio e o convívio dos moradores por meio de soluções tecnológicas, que otimizam tempo, gastos, esforços e potencializam a proteção condominial. Saiba mais sobre o conceito de um condomínio inteligente e as soluções que você pode aplicar no seu!
O que é um condomínio inteligente?
Um condomínio inteligente é aquele que usa a tecnologia como principal fomentadora de soluções para a gestão do condomínio e a melhora na convivência entre os moradores. Então, desde o controle de acesso, monitoramento de imagens, gestão financeira, conveniência, etc., são utilizadas soluções inteligentes que automatizam esses serviços e agilizam os processos. Em suma, um condomínio inteligente é aquele que utiliza a tecnologia para otimizar processos e tornar a convivência mais prática e segura. As vantagens de viver em um condomínio inteligente são diversas, incluindo:
- Maior segurança: a utilização de tecnologias de segurança, como biometria e câmeras, reduz o risco de invasões e outros crimes.
- Mais comodidade: a automatização de sistemas e a gestão online facilitam a vida dos moradores, proporcionando mais conforto e praticidade deles fazerem as principais funcionalidades em questão de segundos e até mesmo à distância.
- Redução de custos: a otimização de processos e o uso racional de recursos podem reduzir os custos de manutenção do condomínio, o que, a longo prazo, pode até diminuir a taxa condominial.
- Eficiência: em alguns casos, os condomínios inteligentes utilizam tecnologias para economizar energia e recursos naturais, gerando economia de custos para os moradores e reduzindo o impacto ambiental do condomínio.
- Melhor qualidade de vida: a segurança, a comodidade e a redução de custos contribuem para uma melhor qualidade de vida dos moradores, que podem focar em outras questões da vida pessoal e profissional.
Soluções tecnológicas em um condomínio inteligente
- APLICATIVOS DE GESTÃO CONDOMINIAL: Os aplicativos de gestão condominial são ferramentas que auxiliam síndicos, administradores e moradores na gestão de condomínios. Esses aplicativos oferecem uma série de funcionalidades que podem ajudar a automatizar processos, melhorar a comunicação e a transparência, e aumentar a segurança e a eficiência do condomínio.
- ENERGIA FOTOVOLTAICA: Além das tecnologias, um condomínio inteligente também se preocupa com a sustentabilidade, em cuidar do planeta enquanto há tempo, melhorar a qualidade de vida dos moradores e reduzir os impactos na vida dos condôminos. Dessa forma, uma das soluções também envolve o uso da energia fotovoltaica, que transforma a luz solar em energia que pode ser usada nas áreas comuns.
- ARMÁRIOS INTELIGENTES: Armários inteligentes são uma solução tecnológica que vem ganhando cada vez mais espaço em condomínios inteligentes. Eles permitem que os moradores recebam suas encomendas de forma segura e conveniente, sem a necessidade de ficarem esperando o entregador ou ter que se preocupar com a segurança das suas entregas.
- PORTARIA REMOTA: A portaria remota é um serviço que substitui a presença física de um porteiro por um atendimento à distância, realizado por uma central de monitoramento. O sistema de portaria remota é composto por câmeras de segurança, alarmes e interfones, que são conectados à Central de Monitoramento 24 horas por dia. Muitos condomínios inteligentes já contam com essa opção como uma alternativa complementar ao controle de acesso feito por agentes de portaria.
- RECONHECIMENTO FACIAL: O reconhecimento facial é uma tecnologia que permite identificar uma pessoa a partir de suas características faciais. Essa tecnologia pode ser usada em condomínios inteligentes para controlar o acesso de pessoas, veículos e encomendas. O reconhecimento facial funciona por meio de um algoritmo de inteligência artificial que analisa as características faciais de uma pessoa, como a forma do rosto, a distância entre os olhos e a largura do nariz. O algoritmo então compara essas características com um banco de dados de pessoas cadastradas no condomínio. Se houver, a entrada da pessoa é liberada.
COSECURITY: SEGURANÇA COLABORATIVA INTELIGENTE
Quando se fala em condomínio inteligente, é claro que não podemos deixar de mencionar um conceito que tem a definição perfeita para isso: a Segurança Colaborativa da CoSecurity. Afinal, com essa solução, o seu condomínio tem o conjunto de diversas tecnologias unificadas em uma só para potencializar a segurança e devolver a liberdade de ir e vir. Gravação em nuvem, inteligência artificial, câmeras inteligentes, vídeo analytics e uma Central de Providências 24h integradas em um totem de segurança que ficará na portaria do seu prédio, intimidando e inibindo ações de criminosos. Veja algumas ocorrências que a Central de Providências dos totens da CoSecurity conseguiu capturar e ajudar a proteger ainda mais a nossa comunidade:
- As câmeras de segurança da CoSecurity, por exemplo, já capturaram tentativas de invasões em condomínios, registrando imagens em que foi possível identificar a placa e rosto dos suspeitos.
- Além de flagrar um roubo em São Paulo, no qual as imagens auxiliaram nas investigações que levaram a prisão do criminoso.
Quer saber mais sobre o sistema de Segurança Colaborativa da CoSecurity? Nos acompanhe nas redes sociais aqui.