A segurança nas empresas precisa de soluções eficientes, que integram o potencial humano com a tecnologia, para reforçar a proteção de patrimônio, dos funcionários, clientes e visitantes.
Você já parou para pensar se algum crime acontecesse com algum cliente ou funcionário na sua empresa? Provavelmente isso não só causaria transtornos para a pessoa em si, mas também afetaria a reputação do seu negócio, mesmo que involuntariamente.
É por isso que hoje em dia as empresas estão se preocupando cada vez mais com o investimento em segurança patrimonial.
Dessa forma, neste conteúdo vamos mostrar os principais caminhos para intensificar a segurança nas empresas. Continue a leitura.
5 soluções para segurança nas empresas
1 – Controle de acesso eficiente
Você sabe como funciona o controle de acesso de funcionários, visitantes e clientes no seu negócio? O erro de muitos empresários quando se fala em segurança é não se atentar em pontos que parecem banais, mas são cruciais para a proteção de todos.
E um desses pontos é a falta de cuidado com a portaria e recepção. Muitas vezes, essa área não tem um processo eficiente de triagem, o que pode permitir que pessoas mal intencionadas entrem na empresa sem qualquer problema.
Dessa forma, para garantir a segurança nas empresas, é necessário haver processos bem estabelecidos de triagem de acesso, como a aplicação de protocolos de identificação e autorização de acesso.
Por exemplo, o Grupo Haganá tem como mote principal no controle de acesso, a adoção da prática dos 4 pontos básicos: 1 – Avisado; 2 – Autorizado; 3 – Conhecido; 4 – Reconhecido.
São fatores como esses que fazem a diferença na segurança empresarial e que não devem ser ignorados.
2 – Profissionais treinados, capacitados e regularizados
Para cuidar dos ativos da sua organização, é necessário contar com profissionais que estejam realmente comprometidos em levar segurança para a sua empresa.
Então, em vez de focar no custo-benefício, optando por empresas com profissionais que cobram menos, os esforços devem ser voltados a encontrar vigilantes patrimoniais que estejam dentro do perfil ideal para atuar na proteção do seu patrimônio e da integridade das pessoas que ali trabalham.
Ou seja, profissionais habilitados, treinados constantemente, com bom histórico profissional e práticas para atuar na segurança de empresas, que se diferencia de outros nichos.
Além disso, é importante sempre garantir que a empresa de segurança esteja de acordo com os critérios da Polícia Federal, que regulamenta o setor de segurança privada no país.
Parece uma questão óbvia, mas que muitas empresas acabam descuidando e prejudicando a segurança da instituição.
3 – Adoção de protocolos e normas bem estabelecidos
Quando falamos em segurança nas empresas, precisamos compreender que os esforços para um ambiente seguro devem partir de todos os lados.
Portanto, a empresa a ser protegida, assim como a contratada para fazer a segurança, devem estabelecer protocolos claros de segurança, tanto para os funcionários, quanto para os visitantes.
Medidas como:
Não permitir a entrada de ninguém sem autorização ou identificação na portaria;
Restringir o acesso dos funcionários as áreas não autorizadas da empresa;
Recomendar aos funcionários para não expor informações confidenciais da empresa;
Informar dicas de segurança constantes, dentro ou fora da empresa (Ex: 8 dicas para a segurança nas ruas);
Ter uma política de prevenção e resposta a incidentes.
Exemplos como esses podem ser eficazes para a segurança nas empresas, desde que todos adotem e que haja uma fiscalização constante.
4 – Rondas motorizadas frequentes
Para intensificar a proteção da sua empresa, não apenas na recepção, mas também no entorno, as rondas motorizadas são vistas, cada vez mais, como uma boa opção a ser considerada na segurança empresarial.
Com elas, os serviços de vigilância podem ser mais ágeis e eficientes. Afinal, os profissionais que estarão nos veículos conseguem captar qualquer movimentação diferente com mais rapidez e, se necessário, acompanhar qualquer anormalidade.
5 – Sistemas inteligentes e integrados
O futuro da segurança privada já está aí. E nele, quem não se adequar às tecnologias como uma forma de facilitar o dia a dia e tomar decisões mais assertivas ficará para trás. E com certeza isso não é diferente na segurança empresarial.
É imprescindível que os negócios comecem a olhar para a tecnologia como uma ferramenta que potencializa a proteção nas empresas com seus mecanismos de inteligência artificial, gravação em nuvem, video analytics, câmeras inteligentes, reconhecimento facial e muito mais.
E já existe uma solução que combina todas essas tecnologias para devolver a tranquilidade do seu negócio e permitir que você foque no que faz de melhor.
Essa é a Segurança Colaborativa da CoSecurity.
Segurança Colaborativa inteligente que a sua empresa precisa!
E, para potencializar todos esses tópicos, a Segurança Colaborativa é o melhor caminho para reforçar a segurança da sua empresa e criar uma rede de proteção em toda a rua do seu negócio.
A CoSecurity é uma startup que trabalha com segurança colaborativa, unindo tecnologia e inteligência artificial na formação de uma rede de proteção eficiente.
Atualmente, são mais de 3.200 câmeras integradas e espalhadas pela cidade de São Paulo, instaladas em condomínios, comércios e empresas, que utilizam da nossa tecnologia de gravação em nuvem para manter suas ruas monitoradas, a fim de inibir a criminalidade e garantir seu direito de ir e vir com mais tranquilidade.
Enquanto você trabalha, a CoSecurity cuida da segurança da sua empresa.