O mercado da segurança privada está em constante crescimento e o motivo dessa evolução está, primordialmente, no avanço das tecnologias que oferecem respostas mais ágeis e assertivas às pessoas.
É por isso que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE), o investimento em segurança patrimonial no Brasil deve crescer 19% em 2023.
Sendo assim, o futuro está logo aí e precisamos compreender quais são as tendências que movimentarão o ramo nos próximos anos.
Como tecnologia e segurança, juntas, são a nossa expertise, separamos alguns fatores que acreditamos ser importante estarmos atentos, seja para reforçar nossa proteção pessoal ou patrimonial.
Quais tendências estão se destacando na segurança privada?
Inteligência artificial (IA) como ferramenta primordial
Com certeza, 2023 foi o ano em que “inteligência artificial” foi um dos termos mais procurados pelas pessoas. Isso porque, agora, elas conseguem visualizar na prática o quanto as IAs podem tornar a nossa vida mais fácil.
A inteligência artificial é definida como a capacidade das máquinas aprenderem a pensar, perceber, identificar e responder como seres humanos, com base em aprendizados prévios.
Quando aplicadas à segurança privada, elas são ferramentas poderosas de monitoramento de imagens e vídeo analytics, pois são resultados em questão de segundos e corretos.
LEIA TAMBÉM → Inteligência Artificial: como ela contribui com a segurança privada
Aumento das gravações armazenadas em nuvem
Na gravação de imagens das câmeras de segurança, o sistema que era bastante utilizado antigamente para o armazenamento era o HD físico (e em alguns casos continua sendo).
Contudo, as expectativas para o futuro da segurança privada é que, cada vez mais, esses modelos sejam substituídos por sistemas cloud, ou em termos mais gerais, a de gravações em nuvem.
Isso porque os armazenamentos em nuvem oferecem benefícios que são extremamente importantes para a segurança privada, como:
A possibilidade de acessar imagens de qualquer ponto
Mais espaço de armazenagem
Mais segurança dos arquivos
Menos probabilidade dos arquivos serem danificados e ou invadidos
Ampliação do 5G
O 5G, ou Conexão da Quinta Geração, é uma evolução das outras redes (3G e 4G) que oferece uma conexão com mais qualidade e velocidade que as antecessoras. Estima-se que a velocidade da rede pode chegar a 100 vezes mais.
Entre as vantagens desse tipo de conexão podemos encontrar:
Mais flexibilidade no trânsito de dados;
Maior velocidade;
Maior volume de informações;
Mais abrangência e cobertura;
Mais estabilidade.
Com essa tecnologia no Brasil, a expectativa é que o 5G reduza o tempo de resposta de equipamentos que utilizam a internet. Dessa forma, a segurança privada vai se beneficiar cada vez mais, pois conseguirá oferecer procedimentos eletrônicos mais rápidos.
Além disso, segundo a IP News:
“As câmeras omnidirecionais – que podem ver 360 graus à sua volta – de alta definição serão uma das mais beneficiadas pelo 5G, já que terão interação física imediata com o ambiente, ampliando o espectro de possibilidades em termos de comunicação crítica.”
Investimento na qualificação das pessoas
Até aqui, as principais tendências do futuro da segurança privada estavam voltadas às tecnologias. Dessa forma, muitos podem acreditar que não haverá mais espaço para as pessoas daqui a alguns anos, mas não poderiam estar mais enganados.
A humanização é, e continuará sendo, uma das principais tendências quando falamos em segurança. Afinal, essas tecnologias ainda precisarão de mentes humanas para ensiná-las e operá-las.
Nesse sentido, o futuro será focado na contratação de profissionais qualificados e treinados para lidar com as mais diversas inteligências, utilizando para aprimorar a proteção dos ambientes.
Crescimento de startups de segurança privada
As startups se caracterizam por serem um negócio inicial, escalável e com grande potencial de crescimento e uma proposta jamais vista no mercado.
E, hoje em dia, já existem milhares delas no mercado, que conquistam o público com ideias inovadoras para solucionar um problema frequente na sociedade.
Foi o caso das empresas como iFood, Airbnb, Nubank, por exemplo, que não se contentaram em oferecer as mesmas soluções e foram além com seus produtos e serviços.
E claro, a segurança privada não deixaria de fazer parte dessa revolução. Já conseguimos observar a evolução de milhares delas voltadas para oferecerem soluções diferenciadas de segurança, de uma maneira inteligente e diferenciada.
A expectativa é que o futuro da segurança privada esteja nas mãos de startups como a CoSecurity, que oferece mais do que soluções inovadoras, oferece a possibilidade de devolver as ruas de volta para você.
Segurança colaborativa da CoSecurity
A CoSecurity, startup de segurança colaborativa que surgiu da Haganá, une a tecnologia e gravação de câmeras de segurança em nuvem para garantir o bem-estar da população.
Essa solução está revolucionando os principais pontos da cidade de São Paulo e Curitiba, que podem contar com uma Segurança Colaborativa que cria uma muralha de proteção em regiões comerciais e residenciais, fortalecendo os laços entre vizinhos e atraindo novamente clientes que buscam maior sensação de segurança na cidade.
Quer saber mais sobre o sistema de Segurança Colaborativa da CoSecurity? Saiba mais aqui.